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Id:420 - (695)
Autor:Ferreira, Jose Roberto.
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Título:Información biomédica y de salud en América Latina^ies / Biomedical and health information in Latin America
Fonte:Educ. méd. salud;15(4):363-368, 1981. .
Resumo:O texto faz considerações acerca de bibliotecas de Biomedicina e Saúde, na América Latina. São abordados aspectos como o desenvolvimento tecnológico, que facilita o acesso a variados sistemas de referência bibliográfica, além de variadas formas de manipulação e distribuição de informações, mediante projetos de cooperação, como por exemplo, a BIREME (Biblioteca Regional de Medicina e Ciências da Saúde) e o MEDLARS (atualmente denominado MEDLINE: Medical Literature Analysis and Retrieval System Online)^ipt.
Descritores:Serviços de Informação
América Latina
 Estados Unidos
Meio Eletrônico:http://hist.library.paho.org/Spanish/EMS/5786.pdf
Localização:BR1273.1; OHS/ORH - C01 - 042

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Id:385 - (659)
Autor:Horwitz, Abraham.
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Título:Enseñanza de higiene y medicina preventiva en los programas de educación médica^ies / Teaching hygiene and preventive medicine in medical education programs
Fonte:Bol. Oficina Sanit. Panam;32(1):20-25, ene. 1952. .
Resumo:O texto propõe que o exercício da medicina se transforme em uma ação social, através do ensino da medicina e higiene preventiva nos programas de educação médica. Desta forma, identifica-se que a expressão “higiene e medicina preventiva” indica um conjunto de disciplinas destinadas a incorporar a formação do médico, possuindo doutrina e métodos para a promoção do bem-estar físico, mental e social dos indivíduos e comunidades. A prevenção de enfermidades resulta na conseqüência da concepção de um processo educativo, que deve ser continuado. Sendo assim, o autor propõe um esquema para o ensino de higiene e medicina preventiva nos programas de educação médica, além da análise dos fundamentos que o formam. Justifica-se o ensino da higiene e medicina preventiva baseando-se no fato de que a ciência tem uma ação social hoje em dia, tendo em vista de que um de seus principais propósitos é a prolongação da vida e obtenção de meios para satisfazer as necessidades básicas dos indivíduos, melhorando as condições de seu meio ambiente. Simultaneamente, estimula o desenvolvimento cultural do homem e facilita uma compreensão real dos valores de sua existência, sendo esta uma ação humanizada. Portanto, corresponde à Universidade dar forma a estes objetivos gerais e repassar a seus educandos como uma doutrina de ação permanente. Os profissionais formados nesta escola de pensamento devem por em prática estes princípios em todas as suas atividades específicas, e estendê-las ao meio em que atuam como um método de educação de indivíduos. O estudante de medicina deve aprender a reconhecer os fatores sociais e do ambiente em casa caso, para avaliá-los em relação ao problema médico e assumir a responsabilidade destes como parte do diagnóstico e tratamento. O autor afirma que deve se proceder, no último ano de estudos, uma revisão da medicina preventiva em conjunto e integração com a saúde pública. Analisar, antes de tudo, os recursos que dispõem o Estado e as comunidades, para resolver os problemas pertinentes. Inclui-se, como que naturalmente, a assistência médica, e se considera assim o saneamento do ambiente, controle das doenças transmissíveis, educação sanitária entre outros. Com este propósito, os estudantes incorporarão atividades dos organismos de saúde pública do Estado, onde praticarão as técnicas e procedimentos para a prevenção de enfermidades e proteção da saúde. As Unidades Sanitárias representam o meio mais adequado para dar forma a este aspecto essencial da formação do médico. Compreende-se que dessa forma é possível atrair para essa especialidade o número de técnicos que os governos querem, ou seja: notando a importância dos fenômenos sociais na gênese da doença, se acentua a idéia de prevenção sobre a de cura e se faz do homem são físico e mental o objetivo permanente da ação do médico^ipt.
Descritores:Educação Médica/tndd
Medicina Preventiva/eucc
Ensino/métodos
Escolas Médicas
Estados Unidos
Meio Eletrônico:http://hist.library.paho.org/Spanish/BOL/v32n1p20.pdf
Localização:BR1273.1; OHS/ORH - C03 - 001

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Id:383 - (656)
Autor:Hoffmann, Francisco.
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Título:El concepto de la medicina integral en los programas de enseñanza médica^ies / The concept of integral medicine in medical education
Fonte:Bol. Oficina Sanit. Panam;50(2):138-151, feb. 1961. .
Resumo:Neste texto, o autor afirma que é tarefa da medicina integral superar as limitações que, devido aos enfoques puramente biológicos, se impôs à medicina atual. O médico de hoje em dia se entregou à técnica, e com isso perdeu de vista o seu objetivo mais transcendente: a ação médica se limita a constatação dos sintomas objetivos que se manifesta a enfermidade, a fim de localizar o processo patológico em um sistema de classificação, para logo aplicar o tratamento correspondente. Neste esquema teórico e de ação, a concepção antropológica de que “não há mais doenças, e sim doentes”, se banaliza, perde todo o seu significado. Em outros termos, se reduz o paciente a um simples objeto de diagnóstico e terapia. A educação técnico-científica que os estudantes têm recebido pouco contribui a fortalecer o caráter, o sentido ético, e a desenvolver a sensibilidade e responsabilidade social. Em outros termos, a educação médica, propriamente, contribui muito pouco para a orientação e enriquecimento da personalidade do futuro médico. Desta forma, ela parece desenhada para distorcer a ideia da medicina, cuja transformação em mera técnica está conduzindo a uma progressiva desumanização. Desta forma, o autor dá o exemplo de vários países, e como estão atuando suas universidades, com relação a humanização da medicina. Por fim, ele propõe que sejam realizadas conferências e seminários acerca deste tema, bem como um programa de trabalho, proposto pelo Centro de Estudos de Antropologia Médica^ipt.
Descritores:Assistência Integral à Saúde
normass Médicas
Educação Médica
Recursos Humanos em Saúde
Currículo
Estados Unidos
Meio Eletrônico:http://hist.library.paho.org/Spanish/BOL/v50n2p138.pdf
Localização:BR1273.1; OHS/ORH - C03 - 017

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Id:379 - (652)
Autor:Ember, George.
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Título:La entrega de documentos en los países en desarrollo y cuestiones tecnológicas afines^ies / Documentation in developing countries and related technological issues
Fonte:Educ. méd. salud;15(4):442, 1981. .
Resumo:Enquanto serviços de referência bibliográfica e indexação subiram para um nível elevado de eficiência graças aos computadores e outras inovações técnicas, o mesmo não pode ser dito para a documentação na forma de textos e gráficos. Mesmo um pedido de documentação que foi feito com antecedência pode levar semanas para o mesmo ser concluído. Se mesmo em países desenvolvidos, o processo é lento e caro, em países em desenvolvimento a situação é agravada devido as condições sócio-econômicas que impedem a prestação de serviços de saúde. Nestes países (diz-se subdesenvolvidos) há uma aparente diminuição no número de bibliotecas, coleções e sistemas de biblioteca, e na acessibilidade de livros e revistas sobre saúde. Para os médicos e enfermeiros em algumas localidades remotas, a única fonte de informações sobre descobertas e novas idéias pode ser a publicidade fornecida pelos vendedores ambulantes médicos. Entretanto, existem razões para serem otimistas, uma vez que nestes países, há um crescimento vertiginoso de livros, e importantes e periódicos estão sendo publicados na área da saúde. Na América Latina, a expectativa é de que haja uma maior interação nacional entre diversas áreas, tendo em vista uma verdadeira rede de informações biomédicas e de saúde^ipt.
Descritores:Países em Desenvolvimento
Serviços de Informação
América Latina
 Estados Unidos
Meio Eletrônico:http://hist.library.paho.org/Spanish/EMS/5791.pdf
Localização:BR1273.1; OHS/ORH - C02 - 043

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Id:220 - (399)
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Autor:Marinho, Maria Gariela S. M. C
Título:Norte-americanos no Brasil^ipt North-American in Brazil-
Fonte:Campinas; Editores Associados; 2001. 196 p. .
Resumo:Conta a história da família Rockefeller no Brasil, através da Fundação Rockefeller, mostrando que a pressença desses norte-americanos no país se deu de forma seletiva e em conjunto com parcerias que foram sendo construídas localmente em torno das ações filantrópicas da Fundação. Apresenta os marcos gerais em torno da constituição da Fundação Rockefeller, seus objetivos e sua atuação nos diversos campos onde se fez presente. Analisa a USP a partir do contraponto entre os modelos acadêmico-institucionais sob os quais se implantou e consolidou-se. Compõe o perfil e a trajetória acadêmica e institucional de Ernesto de Souza Campos e Zeferino Vaz. Finalmente caracteriza uma teia de relações ou rede de interesses que deram sustentação à articulação entre as duas instituições^ipt.
Descritores:FUNDAÇOES
CIENCIA
EDUCAÇAO MÉDICA
UNIVERSIDADES
BRASIL
 ESTADOS UNIDOS
 SAUDE PUBLICA

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Id:219 - (398)
Autor:Kemp, Amy; Edler, Flavio Coelho.
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Título:A reforma médica no Brasil e nos Estados Unidos: uma comparação entre duas retóricas^ipt / Medical reform in Brazil and the US: a comparison of two rhetorics
Fonte:Hist. ciênc. saúde-Manguinhos;11(3):569-585, set.-dez. 2004. .
Resumo:Discute-se, aqui, a gênese do modelo de educação médica proposto por A. Flexner, nos Estados Unidos, comparando-o com a proposta de aplicação do modelo universitário germânico à educação médica brasileira, na década de 1930, por Antonio da Silva Mello. Argumentamos que o núcleo das reformas médicas – que almejavam a introdução do ensino da biomedicina e a valorização da carreira cientÌfica – não dependia somente da perfeita compreensãp, por parte dos dois reformadores, dos fundamentos do novo modelo. Cada retórica expressava um arranjo político no qual as expectativas de mudança no sistema educacional consolidado dependiam de sua estrutura de poder e das expectativas de carreira consagradas pela tradição. (AU)^ipt.
Descritores:EDUCAÇÃO MÉDICA
HISTÓRIA DA MEDICINA
BRASIL
 ESTADOS UNIDOS
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/pdf/hcsm/v11n3/02.pdf



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